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segunda-feira, 7 de junho de 2010

Focos de Ação Relacionados a Gestão do Conhecimento


A Gestão do conhecimento no ambiente empresarial apresenta os alicerces através das decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de:

  • Desenvolvimento estratégico e organizacional: A Gestão do conhecimento implica, necessariamente, o desenvolvimento de competências inter-relacionadas nos planos estratégicos, organizacional e individual. É difícil imaginar uma sólida estratégica corporativa que não coloque a aquisição, o desenvolvimento e a manutenção de habilidades e competências individuais e coletivas como ponto central para o sucesso competitivo;
  • Investimento em infra-estrutura tecnológica: É evidente que tecnologias de comunicação facilitadoras do compartilhamento de conhecimento explícito e implícito fazem parte da Gestão do Conhecimento. O uso das tecnologias ainda não é suficiente. A Gestão do Conhecimento focada prioritariamente nos investimentos em infra-estrutura tende a resultar em fracassos, pois conhecimento é informação interpretada, o que faz com que a simples transferência de informação não aumente o conhecimento ou a competência. Parece-nos, por outro lado, que um dos principais benefícios dessas tecnologias é o próprio aumento da conectividade entre as pessoas da organização e mesmo uma redução dos problemas de comunicação entre diferentes níveis hierárquicos.
  • Cultura organizacional: Sem um ambiente que torne o aprendizado, a colocação e o compartilhamento de conhecimentos (tácitos ou explícitos) parte do dia-a-dia de todos os funcionários, as estratégias corporativas e os investimentos em infra-estrutura dificilmente atingirão seus objetivos relacionados ao desenvolvimento e à alavancagem dos vários níveis e formas de conhecimento organizacional. O monitoramento do ambiente e o constante aprendizado e desenvolvimento de competências, incluem:

o As pessoas se sentem estimuladas pelo próprio trabalho;
o As pessoas conversam uma com as outras, incluindo aquelas de diferentes níveis hierárquicos;
o As pessoas têm tempo para aprender;
o As pessoas não estão focadas apenas em sua área de trabalho e no curto prazo;
o Os muitos indicadores de resultados são amplamente divulgados.

A Gestão do Conhecimento tem um caráter universal, ou seja, faz sentido tanto para empresas de setores tradicionais como para empresas em setores de ponta; tanto para empresas em setores primários como para empresas em setores manufatureiros ou de serviços. Além disso, não se limita, por exemplo, ao chão de fábrica, ao departamento de novos produtos ou a áreas em contato com os clientes.
Podemos concluir que a efetiva Gestão do Conhecimento no ambiente empresarial requer:

  • A criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processo, sistemas gerenciais);
  • Novas posições quanto ao papel da capacidade intelectual de cada funcionário;
  • E uma efetiva liderança, disposta a enfrentar, ativamente, as barreiras existentes ao processo de transformação.

    Bibliografia: Gestão do Conhecimento – O Grande desafio empresarial
    Autor: José Cláudio Cyrineu Terra
    Negócio Editora

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