A gestão do conhecimento tem como objetivo:
Traduzir os conhecimentos tácitos em explicito através de lições aprendidas, e outra ferramentas importantes para verificar a melhor forma de trabalhar o conhecimento do projeto como um todo e deixar essas informações disponíveis para todos.
Pode ser encarda como diversas ações gerenciais constantes e sistemáticas para facilitar de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações. Conforme Alvarenga neto (2005), gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento. Segundo ele as empresas não gerenciam o próprio conhecimento, o que ela fazem é gerenciar as condições necessárias para se criar e trocar novos conhecimentos, favorecendo o processo de inovação, tão necessário para a sustentabilidade.
Mas para que a gestão do conhecimento algo muito importante é investir na geração e divulgação do conhecimento atravez de pesquisas,estudos,e aulas fazendo com que se torne uma instituição reconhecida como geradora de conhecimento próprio.Assim, a instituição estará trabalhando de forma proativa, dinâmica e engajada ao objetivo – Gestão do Conhecimento.
ulguns pontos podem ser considerados no intuito de reconhecer se uma empresa tem uma gestão voltada para o conhecimento:
▪ Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
▪ Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informação ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
▪ Apoiar a geraão de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas;
▪ Dar vida aos dados tornando-os utilizaveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
▪ Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
▪ Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário